SEJA BEM VINDO!!

Você é muito especial e sua visita faz desse blog um espaço de alegria, de conhecimento e de troca de experiências, nos tornando uma mola propulsora que impulsiona pessoas ao crescimento no que tange ao corpo, alma e espírito.

Marcadores

MARIA OU MARTA: eis a questão

Ministração que realizei, em dezembro de 2007, para esposas de pastores do Ministério Nova Jerusalém TEXTO LUCAS: 10:38-42 – MARIA E MARTA • A posição da mulher naquele tempo: No templo, a mulher só podia entrar até um certo ponto: havia um espaço reservado para ela. Na sinagoga (a casa de reunião e de oração), uma barreira separava as mulheres dos homens. Podia haver até quinhentas mulheres na sinagoga, mas se pelo menos dez homens adultos não estivessem presentes, a celebração não podia começar. A mulher não podia fazer as leituras, nem dizer o que pensava e sentia quando um dos homens presentes tivesse acabado de ler. Na Palestina uma mulher ñ seria dona de propriedade, somente se fosse viúva e Marta ainda abrigava em sua casa o irmão Lázaro e a irmã Maria. - Há algo muito curioso nesse episódio. Maria, sentada aos pés de Jesus, ouvindo e aprendendo o que ele tinha a ensinar. Maria, fazendo-se discípula de Jesus. Coisas que não aconteciam naquela época. A mulher tinha, sim, que cuidar da casa. Não tinha que se sentar aos pés de um mestre, aprender... Só mesmo Jesus, o grande Jesus! COMO SERIA A PERSONALIDADE DE AMBAS: MARTA • Anfitriã/Hospitaleira • Organizada • Comprometida • Dedicada a organização • Cuidadosa MARIA • Sedenta da palavra de Jesus • Expansiva • Sentimental • Apaixonada • Dedicada a Jesus VOCÊ PERCEBEU PONTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS NAS DUAS? Você escolhe MARIA/MARTA? Mas então.... quem irá limpar e preparar o salão de cultos? Quem irá preparar e arranjar as flores? Não é nada fácil responder à pergunta que nos foi colocada. Ambas as irmãs, tanto Marta como Maria, eram crentes muito dedicadas e comprometidas com o Reino de Deus, mas o relacionamento delas com o Mestre apontava para direcções e objectivos completamente opostos: Maria queria estar diante de Jesus, para aprender, para ouvir, para adorar, para alegrar-se, para se aconselhar expondo os seus sentimentos abrindo a sua alma perante o Senhor. Marta, queria apresentar um bom trabalho, a casa limpa e bem arrumada, a comida gostosa, queria tudo impecável para receber o Mestre. Mas........ então? Haverá algum mal nisso? Não fazia Marta, todo esse trabalho por amor do Mestre?........ • Certamente que as duas atitudes são necessárias. Jesus não disse que Marta tivesse procedido mal. Coitada.... ela era bem intencionada, mas com a sua preocupação com as coisas materiais, ela descuidava, esquecia-se do seu próprio alimento espiritual. Precisamosàs vezes ser Martas com seu trabalho prático. É preciso manter um equilíbrio entre o que poderíamos chamar de “cristianismo devocional” e um “cristianismo operacional”. Normalmente, ou nos tornamos cada vez mais eficientes na parte operacional como a elaboração das Atas das Assembleias, ou o arranjo das flores, os relatórios, os chás das senhoras, as contas da igreja... etc, acabando por negligenciar a parte devocional, ou ao contrário, nos dedicamos às pregações e estudos bíblicos e não temos tempo para os outros trabalhos duma igreja. É perigoso nos transformarmos em Martas com muita atividade e pouca dependência do Senhor. Até que o Senhor volte, haverá sempre Marias e haverá sempre Martas, e graças a Deus pelas duas. É bom que cada uma de nós tenha um pouco de Maria e um pouco de Marta, pois a igreja necessita das duas. Ñão sendo só Maria/Marta: Conciliando: relacionamento/intimindade + organização/função social.

Um comentário:

  1. Ola Marlinda!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um blogueiro feliz, comente: