SEJA BEM VINDO!!

Você é muito especial e sua visita faz desse blog um espaço de alegria, de conhecimento e de troca de experiências, nos tornando uma mola propulsora que impulsiona pessoas ao crescimento no que tange ao corpo, alma e espírito.

Marcadores

ESTUDOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS SOBRE A 
PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA  
Baseado no Artigo Escrito pela Profª Rosani Siqueira

A autora trouxe a tona os períodos históricos vivenciados a partir da década de 20, pontuando a importância da participação da comunidade e família, pautada no conceito de DEWEY  que defende a idéia de que: “a escola deve estar profundamente ligada à comunidade local” e DI GIORGIO que sistematizou a relação escola/comunidade.
Apesar de vários teóricos defenderem tais conceitos, no contexto da Escola Nova a participação da família estava ligada apenas a algumas questões (higiene e saúde). Ao longo de toda a história a participação da família teve o seu espaço e proposta ainda que restrito.
Porém no contexto atual, numa perspectiva de democratização da educação torna-se de extrema relevância e de maneira imprescindível a participação ativa da família em todos os segmentos da escola, consolidando assim a efetivação de uma educação democrática, uma vez que, a participação democrática dos sujeitos na sociedade em que está inserido é a efetivação de uma prática e exercício de cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um blogueiro feliz, comente: